Israel autoriza resgate de brasileiros; 1º voo deve chegar a Brasília na quarta-feira (11)

NOTÍCIAS

O governo de Israel autorizou, nesta segunda-feira (9), que o Brasil resgate cidadãos brasileiros que estão no país em meio ao maior conflito na região em cerca de 50 anos. O primeiro voo de Tel Aviv deve chegar em Brasília à 1h de quarta-feira (11); e o último, às 23h de sábado (14).
 

O Itamaraty informou que a primeira aeronave que realizará a missão está em Roma, na Itália, de onde seguirá para Israel. Já segundo avião partiu de Brasília na tarde desta segunda.
 

A Força Aérea Brasileira informou que 900 brasileiros devem ser repatriados até sábado. A operação poderá ser repetida na próxima semana, caso haja necessidade.
 

O governo brasileiro também estuda formas de retirar cidadãos brasileiros de territórios palestinos, em particular através do Egito, Jordânia e Líbano. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, há 25 brasileiros na Faixa de Gaza que entraram em contato com o Itamaraty solicitando a repatriação.

O Itamaraty informou que, até esta manhã, 1.700 brasileiros já haviam solicitado repatriação, sendo a maioria turistas hospedados em Tel Aviv e em Jerusalém. Eles estão entrando em contato com a embaixada brasileira em Tel Aviv por meio de um formulário online.
 

De acordo com uma programação prévia divulgada pela FAB (Força Aérea Brasileira), serão cinco voos de repatriação, quatro deles com capacidade para 210 pessoas e um, menor, para 60 passageiros. Restarão ainda 800 brasileiros em território israelense, que podem tanto ser resgatados em ocasiões futuras ou tentar voltar por voo comercial.

As ações do governo no conflito foram discutidas nesta manhã em videoconferência de ministros com o presidente Lula (PT), que está em recuperação após cirurgias realizadas no último dia 29. Esta foi a primeira agenda oficial do petista desde que ele foi operado.